Tratamento
Preciso de orientação para resolver minha dor ou lesão
Nossos fisioterapeutas são capacitados para realizar a avaliação e a determinação/recomendação da metodologia mais adequada para seu tratamento.
Acreditamos que cada paciente é único e por isso precisa de um programa de tratamento individual e personalizado, que veja a pessoa por completo. Aqui não cuidamos apenas do membro lesionado, mas buscamos entender o todo e tratá-lo de forma contínua para curar e prevenir.
O Próprio nome de nosso instituto, THERA, representa e reafirma esta nossa crença. A raíz do nome THERA tem origem grega ( Theros – Therapon – Therapeuo ) e traz consigo o forte significado de “Servir, Cuidar, Curar, Restaurar a Saúde”.
Em nossa metodologia, cuidamos dos pacientes em 3 etapas – avaliação, tratamento e cuidado contínuo – nos empenhando com todos os esforços para garantir sua rápida recuperação, proporcionando segurança e confiança.
Desenvolvemos o método de tratamento por terapias integradas (TTI).
No método TTI, terapias reconhecidas no âmbito científico são empregadas em conjunto no mesmo tratamento para melhorar a qualidade de resposta e garantir que o paciente cumpra seus objetivos de saúde ou esporte. Esta abordagem diferenciada propicia um estímulo global e multiterapêutico potencializando os resultados.
Terapias
A osteopatia é um método que age como meio de diagnóstico e tratamento, que utiliza recursos manuais (ou seja, utilizando as mãos como instrumento de trabalho) para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores e doenças. A filosofia da osteopatia está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana. O tratamento através dela permite o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.
De acordo com a osteopatia, o foco maior do estudo e do tratamento é na origem da dor ou doença e não onde ela está localizada.
Utilizada desde o ano de 1874 e criada pelo médico americano de nome Andrew Taylor Still, a osteopatia vem sendo estudada e aprimorada pelos praticantes do método em todo o mundo.
A Osteopatia tem uma ampla indicação, podendo ser usada desde tratamentos pediátricos até tratamentos para indivíduos com idade mais avançada.
Com o conceito da busca pelo equilíbrio das funções do corpo, a osteopatia atua em vários sistemas, como por exemplo, o sistema de músculo esquelético, o sistema vascular, o sistema cárdio-respiratório, neurológico, reprodutor entre outros.
O tratamento é guiado pelo princípio da autocura, ou seja, determinar a causa, tratar e deixar o corpo se reestabelecer. Para isso, o paciente deverá passar por uma avaliação detalhada, em que todo o histórico dos sintomas será abordado e interpretado. Após isso serão feitos alguns testes específicos para a identificação da causa do problema e, em seguida, serão utilizadas técnicas manuais a fim de aliviar os sintomas.
A durabilidade do tratamento, incluindo quantidade de sessões e intervalo entre elas, depende da resposta sintomática de cada paciente, pois esta indicação acaba sendo particular para cada caso com o intuito de esperar a resposta do corpo de acordo com cada situação.
Estabilização Segmentar
A coluna vertebral possui diversos músculos com diferentes funções, entre eles estão os músculos estabilizadores dos segmentos da coluna, que possuem características particulares de antecipação, assim agem em conjunto proporcionando estabilidade e proteção as estruturas vertebrais impedindo qualquer sobrecarga a coluna. Estudos evidenciaram que pessoas que possuem dor na coluna, seja por qualquer causa, possuem um processo de inibição e fraqueza destas musculaturas estabilizadoras dos segmentos vertebrais. Portanto está musculatura perde seu caráter de antecipação e proteção, sendo causa fundamental para a progressão de patologias degenerativas da coluna vertebral.
Sabendo destas evidências fisioterapeutas e pesquisadores australianos da Universidade de Queensland criaram uma técnica de tratamento que visa devolver a função de estabilização aos diferentes segmentos da coluna vertebral. O treinamento pode ser feito por meio de exercícios específicos com o auxílio de um aparelho chamado Stabilizer. O tratamento tem o objetivo de recuperar a contração conjunta e antecipada da musculatura do transverso do abdômen, multífidos e fáscia tóraco-lombar, que agem como um cinturão interno com o diafragma e os músculos do assoalho pélvico. Estes exercícios são associados com a respiração e priorizam a qualidade e percepção da contração dos músculos estabilizadores, evoluindo para exercícios funcionais com alterações do centro de gravidade e movimentos amplos de extremidades. A Estabilização Segmentar Vertebral é utilizada em todo o mundo como ferramenta fundamental para a prevenção e diminuição de recorrências de dores músculos-esqueléticas.
Conceito Mulligan
Desenvolvido na década de 1980, é um conceito da terapia manual que visa o reposicionamento articular. As técnicas são aplicadas com o objetivo de corrigir “falhas posicionais” que causam dor ou limitação do movimento. As correções são aplicadas através da combinação da mobilização articular, feita pelo terapeuta, associada ao movimento ativo, feito pelo paciente, sempre na ausência de dor. É esperado o alívio imediato da dor, além do aumento da amplitude de movimento.
Conceito Maitland
Consiste em um método de avaliação e tratamento de disfunções articulares, tanto da coluna vertebral como de articulações periféricas. Seu objetivo é alívio dos sintomas e/ou melhora na amplitude de movimento através de mobilizações (movimentos oscilatórios) e manipulações (thrust) articulares que visam analgesia, aumento de informações sensoriais, facilitação neuromuscular, estimulação do retorno venoso, relaxamento de músculos adjacentes e liberações articulares.
Conceito McConnell
Método de tratamento que consiste em utilização de técnicas de mobilização articular, bandagens e exercícios terapêuticos que visam o realinhamento das articulações, melhora de força de músculos específicos e, principalmente, alívio de dor. É um conceito que possui amplo estudo e comprovação científica de sua eficácia, e que pode ser aplicada tanto ao tratamento da coluna como de articulações periféricas.
Mobilização Neural
O sistema nervoso é responsável por transmitir informações sobre o estado de diversos tecidos, apresentando uma mecânica complexa e uma grande responsabilidade funcional no organismo. É um tecido muito específico que possui propriedades elásticas, além de ser contínuo em todo o corpo, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo em toda sua extensão, o que permite que os impulsos elétricos gerados no cérebro possam chegar às extremidades, como mão e pés. Seguindo estes conceitos, é possível entender a técnica de mobilização neural, que consiste num conjunto de manobras com o objetivo de provocar deslizamentos no trajeto dos nervos, liberando assim pontos de compressão ou tensão. Essa técnica é indicada para casos em que a fonte de dor é o tecido neural, porém deve ser aplicada com muito critério e experiência para se obter os resultados esperados (alívio de dores, formigamentos, dormências e até, ativação muscular).
A eletroterapia em suas diversas modalidades é largamente utilizada pelos fisioterapeutas no tratamento de vários distúrbios.
Os equipamento de TENS, Ultra-som, Ondas Curtas, MTC (microcorrentes) e FES são os equipamentos mais comumente utilizads.
O TENS atua na diminuição e inibição da dor.
O Ultra-som através de seus efeitos térmicos e mecânicos age principalmente no processo de cicatrização e reparo das lesões.
O Ondas Curtas tem como um importante efeito curativo, o aquecimento do tecido ocasionando diversas alterações que atuam acelerando o processo de cura.
O MTC, atua na aceleração da produção do ATP, agindo de forma eficaz e rápida no processo de diminuição da dor e recuperação tecidual.
Já o FES, promove contração, por meio de estímulos elétricos, com objetivo de ganho de força e tônus muscular.
- Alívio de problemas relacionados ao stress
- Aumento da concentração
- Flexibilidade e mobilidade das articulações
- Aumento da resistência física e mental
- Auxílio no desenvolvimento cardio-respiratório
- Contribui para a queima de caloria
- Trabalho da respiração
É uma técnica definida por seu criador Joseph Humberts Pilates em 1920 como a completa interação entre corpo, mente e espírito e segundo ele, “Estes exercícios são o que as pessoas vão querer e precisar no novo milênio”.
O Pilates é a fusão da abordagem terapêutica oriental e ocidental. Essas técnicas orientais visam o relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade, objetivos somados aos das técnicas ocidentais, que tem ênfase na ativação do “centro de força”, musculatura responsável pela estabilização e controle da coluna, para realização dos exercícios com fluidez e perfeição.
Através dessa mistura, o tratamento é extremamente eficiente, apresentando baixo impacto, proteção das articulações, correção da postura e da respiração. Conscientizando o corpo do praticante sobre os diversos alinhamentos e encaixes, a coluna vertebral é colocada em prumo, corrigindo sobrecargas indevidas em outras regiões do corpo, assim aliviando dores e desconfortos. Além disso, o condicionamento físico é restabelecido, o que traz saúde de forma geral ao organismo.
Há mais de 30 anos, o médico osteopata e pesquisador Dr. John E. Upledger, vem propondo a utilização do ritmo de um outro sistema corporal – o sistema crânio sacral – para melhorar o funcionamento corporal e ajudar a aliviar dores e disfunções.
O sistema crânio sacral é constituído pelas membranas e pelo líquido cerebroespinhais, que envolvem e protegem o cérebro e a medula. o sistema se estende desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro e cóccix.
Como esse sistema vital influencia o desenvolvimento e o desempenho do cérebro e da medula, um desequilíbrio ou restrição no sistema pode ocasionar vários problemas sensoriais, motores ou neurológicos. Esses problemas podem incluir dor crônica, dificuldade oculares, escoliose, dificuldades de coordenação motora, dificuldades de aprendizado e outros desafios à saúde.
A Terapia Crânio Sacral é um método suave de diagnóstico e correção que encoraja os mecanismos naturais de cura do corpo e ajuda a dissipar os efeitos negativos do estresse sobre o sistema nervoso central. Ela também beneficia uma melhor saúde global e resistência a doenças.
O terapeuta Crânio Sacral utiliza um toque leve – geralmente menor que o peso de uma moeda – para encontrar restrições e desequilíbrios no sistema Crânio Sacral. Isso é feito através do monitoramento do ritmo do fluido Cerebroespinhal em seu fluxo pelo sistema. Estes movimentos podem ser detectados em qualquer parte do corpo, mas com mais facilidade no crânio, sacro e cóccix. Quando o problema é detectado o terapeuta utiliza técnicas manuais delicadas para liberar estas áreas e dissipar as pressões desnecessárias que estas restrições podem causar ao cérebro e a medula. A abordagem com toque leve pelo terapeuta simplesmente induz as forças hidráulicas inerentes no sistema Crânio Sacral a melhorar o ambiente interno do corpo do cliente e a fortalecer sua própria habilidade de autocorreção. A Terapia Crânio Sacral pode ser utilizada juntamente com qualquer outro método terapêutico. Uma sessão de Terapia Cranio Sacral pode durar de 15 minutos a mais de 1 hora, e a avaliação inicial muitas vezes é suficiente para corrigir o problema.
RPG
A Reeducação Postural Global (RPG) é um método terapêutico manual que permite tratar problemas morfológicos, lesões articulares, sequelas de patologias reumatológicas, problemas pós-traumáticos, dores de coluna e até doenças respiratórias através da conscientização corporal com exercícios posturais adequados.
A RPG é um método Francês, criado em 1980 e baseia-se em três princípios sólidos: Individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), Causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma) e Globalidade (deve-se tratar o corpo como um todo). Outra base fundamental do método é a identificação da responsabilidade da retração muscular nas patologias músculo-esqueléticas. O método de tratamento tem como objetivo reeducar e modificar posturas incorretas no dia-dia, aumentar elasticidade musculares, restabelecer espaços articulares e morfologia anatômica.
Podoposturologia
A podoposturologia é o campo da fisioterapia que estuda as alterações posturais através da análise dos pés. Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas. As palmilhas posturais podem ser utilizadas no tratamento e prevenção de dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo, pé, entre outras.
Parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações oriundas dos neurorreceptores localizados na pele da região plantar como forma de organizar uma postura com equilíbrio fisiológico.
As palmilhas posturais permitem uma reprogramação postural, pois na confecção das palmilhas são utilizados elementos de borracha que são fixados em contato com a planta dos pés. Estes elementos fornecem informações ao sistema postural e como resposta o corpo produz um reequilíbrio postural através das reações reflexas tônicas musculares, corrigindo desta forma as assimetrias posturais.
Para iniciar o tratamento, o paciente passa por avaliações posturais com a baropodometria, um aparelho eletrônico que analisa os pontos de pressão plantar exercidos pelo corpo, indicando, em forma de gráficos e planilhas, os agentes diretos e indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea. Depois, através do plantígrafo, equipamento utilizado na avaliação do tipo de pé, o fisioterapeuta irá demarcar as áreas onde serão coladas as peças podais.
As correções posturais resultantes do uso de palmilhas previnem o desgaste das articulações, organizam o tônus muscular e uma melhor harmonia articular, reduzindo as deformidades localizadas na coluna. É indicada a todos os indivíduos que tem dificuldade de permanecer em pé ou sofrem nesta postura.
A podoposturologia é o campo da fisioterapia que estuda as alterações posturais através da análise dos pés. Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas. As palmilhas posturais podem ser utilizadas no tratamento e prevenção de dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo, pé, entre outras.
Parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações oriundas dos neurorreceptores localizados na pele da região plantar como forma de organizar uma postura com equilíbrio fisiológico.
As palmilhas posturais permitem uma reprogramação postural, pois na confecção das palmilhas são utilizados elementos de borracha que são fixados em contato com a planta dos pés. Estes elementos fornecem informações ao sistema postural e como resposta o corpo produz um reequilíbrio postural através das reações reflexas tônicas musculares, corrigindo desta forma as assimetrias posturais.
Para iniciar o tratamento, o paciente passa por avaliações posturais com a baropodometria, um aparelho eletrônico que analisa os pontos de pressão plantar exercidos pelo corpo, indicando, em forma de gráficos e planilhas, os agentes diretos e indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea. Depois, através do plantígrafo, equipamento utilizado na avaliação do tipo de pé, o fisioterapeuta irá demarcar as áreas onde serão coladas as peças podais.
As correções posturais resultantes do uso de palmilhas previnem o desgaste das articulações, organizam o tônus muscular e uma melhor harmonia articular, reduzindo as deformidades localizadas na coluna. É indicada a todos os indivíduos que tem dificuldade de permanecer em pé ou sofrem nesta postura.
RMA (Reprogramação Músculo Articular)
É um método terapêutico desenvolvido por fisioterapeutas com fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, que se utiliza de adesivos em formato especial (células programadoras), aderidos sobre a pele sem qualquer tipo de medicamento. A aplicação é feita após uma avaliação criteriosa com aplicação das células programadoras no sentido e locais adequados, não necessariamente na região dos sintomas apresentados pelo paciente e sem a intenção de imobilizar o local da articulação.
O RMA trata a origem da lesão e não apenas a sintomatologia, na maioria dos casos a diminuição dos sintomas já ocorre na primeira sessão não por uma ação direta do tratamento nas lesões, mas pela reprogramação das cadeias musculares e articulares.A proposta do tratamento é curativa, visando o equilíbrio energético, muscular, articular e metabólico. Sem contra-indicações, o método apresenta respostas imediatas e reduz consideravelmente o tempo de tratamento.
Kinesiotaping
O método Kinesiotaping, é uma bandagem funcional terapêutica que utiliza de bandagens do tipo elástica não limitante. Foi desenvolvido por Doutores na década de 70, com objetivos que pudessem habilitar ou reabilitar a ação motora sem limitar o movimento. A Kinesiotaping tem uma ação manipulativa de tecidos moles prolongando os benefícios da terapia manual.
Sua aplicação ajuda a reduzir edemas e a diminuir dores musculares. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele. Desta forma a circulação sanguínea e o sistema linfático fluem livremente.
É indicado para pessoas com quadros álgicos, lesões musculares, edemas, alterações articulares, alterações posturais. Deve-se tomar cuidado com feridas abertas, alterações cutâneas, tromboses, carcinomas.
A aplicação do método pode permanecer de 3 a 5 dias dependendo da região e da sensibilidade.
AURICULOPUNTURA / ACUNPURA AURICULAR
A acupuntura auricular é uma prática de reflexologia, que usa os princípios da acupuntura e da medicina chinesa.
Utiliza uma região no corpo, no caso a orelha, para aplicar estímulos em pontos reflexos de determinados órgãos e sistemas, a fim de equilibrar e harmonizar as funções destes órgãos e reduzir sintomas.
A orelha é um microsistema dentro de um sistema maior, o corpo inteiro e sua forma se assemelha a um feto invertido. Os órgãos e funções estão representados na orelha.
Para estimular esses pontos podem ser utilizadas sementes de mostarda, pontos metálicos, mini agulhas e objetos pontiagudos.
Pode ser utilizada para reforçar o sistema imunológico e tratar algumas doenças e desequilíbrios do corpo. Essa especialidade da Acupuntura prove tratamento de condições específicas que vão desde ansiedade a hipertensão.
Existe a indicação de tratamento para cada caso a ser tratado. Em alguns casos os resultados são percebidos pelo paciente quase que imediatamente. Outras patologias precisam de mais tempo de tratamento para apresentar resultados significativos.
Quando a doenças e distúrbio é recente se consegue resultados de maneira mais imediata. Em casos onde já existe um histórico mais longo a recomendação pode ser de um número maior de seções.
VENTOSATERAPIA ou CUPPING
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade
O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.
Isso porque os seus principais benefícios incluem:
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
- Fortalece os vasos sanguíneos;
- Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
- Relaxar e acalmar o corpo e a mente.
Proporciona benefícios imediatos e a longo prazo para os seus adeptos, entre eles:
-
- Relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos
- Estabilização das articulações
- Redução de inchaços
- Melhora nos distúrbios do sono e ansiedade
- Alívio do stress e de dores
- Acelera metabolismo, promovendo melhora no aporte de nutrientes
Origem da Hidroterapia
A utilização da água como meio de cura vem sendo descrita desde a civilização grega (por volta de 500 a.C.), porem a hidroterapia começou a aumentar gradualmente após a ano de 1.700 onde o médico alemão Dr. Sigmund Hahn, defendeu a água como uma nova conduta para tratamento de doenças, a qual se passaria a ser chamada de Hidroterapia. Neste período a água foi sendo utilizada de forma passiva, em formas de imersão e banhos. No século XIX o Professor Winterwitz, fundou a escola de hidroterapia e centro de pesquisa em Viena. A partir desta época a hidroterapia deixa de ser utilizada de forma passiva, e começa a ser utilizada de forma mais ativa sendo agregada as propriedades da água e os exercícios aquáticos específicos.
Hoje em dia com o entendimento mais extenso sobre a fisiologia da imersão e propriedades da água, conseguimos agregar diversas técnicas aquáticas que foram criadas ao longo dos anos, para favorecer o tratamento e reabilitação dos pacientes em ambiente aquático.
Nossa Piscina
Nossos profissionais utilizam as técnicas de Bad Ragaz, Halliwick, Watsu e Water Pilates, sempre pensando no melhor tratamento para cada paciente. O tratamento oferecido na Equilíbrio é individualizado, onde apenas paciente e terapeuta trabalham de forma única na piscina.
Em nossa piscina utilizamos o cloro como tratamento. Trabalhamos com a temperatura da água em torno dos 33ºC, temperatura ideal para o tratamento de diversas patologias.
Hidroterapia Coluna
Os tratamentos e disfunções da coluna vertebral secundários às doenças reumáticas em geral são causadas por subluxações das facetas articulares, prolapsos discais e alterações posturais. Todos os processos degenerativos levam a modificação da descarga de peso sobre a coluna e, consequentemente, deformação da superfície óssea e o aparecimento de osteófitos. Nesses casos, a reabilitação aquática minimiza os efeitos da gravidade, proporcionando a diminuição da dor durante os exercícios ativos, aumenta a mobilidade e a força muscular do tronco, com menor potencial de lesão do anel fibroso discal e sobrecargas vertebrais.
Hidroterapia para coluna
A hidroterapia nos casos das patologias da coluna trabalha de forma preventiva, evitando o agravamento da lesão e seus sintomas, e até mesmo a cirurgia em alguns casos.
A maioria da população que apresenta patologia na coluna, como por exemplo, as Hérnias Discais e as Lombociatalgias, se queixam da dor a qual causa limitação nos movimentos. A Hidroterapia com a utilização de técnicas específicas como Watsu, Halliwick, Bad Ragaz, Water Pilates e Hidrocinesioterapia, atua no relaxamento das musculaturas tensas, fortalecimento das musculaturas específicas, alongamento muscular e o equilíbrio sensório-motor, assim gerando o alívio da dor e a melhora destes movimentos, promovendo assim, uma melhora na qualidade de vida desta população.
Veja os principais benefícios de realizar o tratamento da sua coluna na hidroterapia:
- Ganho de mobilidade
- Reduz atrofia muscular
- Reduz algia
- Melhora alongamento muscular
- Melhora força muscular
- Melhora equilíbrio
- Ganho de estabilidade articular
- Melhora da qualidade de vida
- Melhora nos movimentos
Hidroterapia para Gestantes
A gravidez é um período único na vida da mulher. Para isso o organismo da gestante é lentamente preparado e adaptado fisiologicamente para gerar o feto.
A hidroterapia com exercícios e técnicas específicas para as futuras mamães, favorece a gestante promovendo uma adequada adaptação metabólica e cardiovascular, melhora na adaptação estrutural do corpo para que a postura gestacional não se torne um problema futuramente.
Com a hidroterapia vemos muitos benefícios, entre eles estão:
- Melhora circulação sanguínea
- Proporciona vivência em posições que não são possíveis de serem realizadas fora do ambiente aquático
- Reduz edema
- Possibilita a realização de exercícios com mais facilidade, e obtém ótimos resultados
- Promove fortalecimento muscular
- Proporciona melhora na respiração, pois devido as propriedades da água e exercícios específicos, promove fortalecimento das musculaturas respiratórias
- Promove alongamento e relaxamento muscular
- Proporciona alívio das tensões ocasionadas pela mudança postural gestacional
- Melhora a ativação da função intestinal
- Reduz a perda de urina involuntária por esforço
Water Pilates
Water Pilates é um método de reabilitação e condicionamento físico, baseado nos princípios do método de Joseph Pilates, com adaptações para ser realizado em meio aquático, respeitando a individualidade de cada praticante. Portanto se você gosta de Pilates e de piscina, saber que as duas coisas juntas funcionam bem é uma ótima notícia!
O conceito de Water Pilates surgiu na Califórnia, Estados Unidos, e hoje vem sendo muito difundido no mundo inteiro.
4 Motivos para você aderir o Water Pilates
1 Dentro da água o esforço realizado nos exercícios é maior. A resistência da água afeta os gestos tanto na subida quanto na descida, trabalhando o músculo nas duas fases do movimento!
2 A elasticidade dos movimentos na água é aumentada, ou seja, os exercícios adquirem mais fuidez e esse esforço é menos percebido. Vale lembrar, que na água temos a sensação do corpo pesar seis vezes menos.
3 O condicionamento dos músculos usados na inspiração e expiração é aumentada em 60% no meio líquido.
4 Ao entrar na água, a flutuabilidade faz com que você automaticamente acione os musculos da região abdominal, nosso powerhouse (centro de força), segundo estudos realizados no método Pilates.
O tipo de lesão, a composição corporal do paciente e sua habilidade aquática determinam os tipos de exercícios, a postura ideal, a velocidade do movimento, a profundidade da água e os equipamentos a serem usados a cada fase do tratamento. A compreensão do movimento na água e da sua diferença em relação ao movimento no solo é essencial para o planejamento de uma progressão gradual de exercícios de hidroterapia.
Benefícios do Water Pilates
- Alívio das dores corporais
- Aumento da ADM (amplitude de movimento)
- Aumento da força
- Aumento da resistência física
- Aumento do nível de energia
- Concessão de assistências pré e pós-natal
- Conciliação do sono
- Estimulação das funções da mente
- Estimulação de novas áreas do cérebro
- Flexibilidade
- Melhora da autoestima
- Melhora da capacidade respiratória
- Melhora da coordenação motora
- Melhora do sistema imunológico
- Melhora e correção da postura e do alinhamento corporal
- Melhora na qualidade do movimento das atividades na vida diária
- Prevenção de lesões
WATSU
Watsu é uma técnica de relaxamento na água aquecida que proporciona o alívio de tensão muscular, dor crônica e relaxamento profundo a quem o experimenta. Esta técnica é realizada em piscina terapêutica com temperatura a 35ºC, luz e som ambiente, tudo cuidadosamente planejado para oferecer um momento de conforto e pleno relaxamento.
A sessão de Watsu é individual, ou seja, somente você e a fisioterapeuta e tem duração de 40 a 60 minutos.
A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos de saúde mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.
Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas
metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.
A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.
AURICULOPUNTURA / ACUNPURA AURICULAR
A acupuntura auricular é uma prática de reflexologia, que usa os princípios da acupuntura e da medicina chinesa.
Utiliza uma região no corpo, no caso a orelha, para aplicar estímulos em pontos reflexos de determinados órgãos e sistemas, a fim de equilibrar e harmonizar as funções destes órgãos e reduzir sintomas.
A orelha é um microsistema dentro de um sistema maior, o corpo inteiro e sua forma se assemelha a um feto invertido. Os órgãos e funções estão representados na orelha.
Para estimular esses pontos podem ser utilizadas sementes de mostarda, pontos metálicos, mini agulhas e objetos pontiagudos.
Pode ser utilizada para reforçar o sistema imunológico e tratar algumas doenças e desequilíbrios do corpo. Essa especialidade da Acupuntura prove tratamento de condições específicas que vão desde ansiedade a hipertensão.
Existe a indicação de tratamento para cada caso a ser tratado. Em alguns casos os resultados são percebidos pelo paciente quase que imediatamente. Outras patologias precisam de mais tempo de tratamento para apresentar resultados significativos.
Quando a doenças e distúrbio é recente se consegue resultados de maneira mais imediata. Em casos onde já existe um histórico mais longo a recomendação pode ser de um número maior de seções.