Instituto Thera

Sobre Fascite Plantar

 

O que é fascite plantar?

A fascite plantar (fasceíte plantar em Portugal) é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar ou na sola dos pés, sendo provocada pela inflamação da fáscia plantar, uma espécie de ligamento que fica localizado na sola do pé.

O que é a fáscia plantar?

A fáscia plantar, também chamada de aponeurose plantar, é um ligamento que corre ao longo da parte inferior do pé, conhecida como sola ou planta do pé.

A fáscia plantar é uma faixa de tecido espesso, intimamente ligada à pele e com propriedades elásticas, capaz de se esticar ligeiramente conforme a movimentação dos pés. Esse tecido recobre toda base do pé, estendendo-se desde o osso do calcanhar, chamado osso calcâneo, até a ponta do pés, local onde se divide em cinco ramos, um para cada dedo.

A fáscia plantar age como um elástico. Ela cria uma tensão de modo a manter o pé sempre levemente arqueado. Quando andamos, no momento em que levantamos o calcanhar do chão e ficamos apenas com a ponta dos pés encostada ao solo, a fáscia plantar age como uma espécie de guincho, diminuído pressão que os dedos sofrem ao receber grande parte do peso do corpo.

 
 
O que é a Fascite Plantar ?

Assim, a Fascite Plantar ocorre quando há processo inflamatório no tecido fibroso (fáscia plantar) do pé, a inflamação pode surgir em decorrência de estresse excessivo dessa região, em outras palavras, devido ao estiramento excessivo da fáscia plantar, ou por causas externas.

 
 
CAUSAS

Os fatores predisponentes para a fascite plantar são o pé cavo, pé plano, traumatismos de repetição associados à intensidade, duração e frequência de atividade esportiva, sapatos gastos, rigidez do tendão de Aquiles, desequilíbrio da força muscular, biomecânica alterada, diferença no comprimento dos membros inferiores, pronação excessiva da articulação subtalar, falta de flexibilidade do arco longitudinal, rigidez muscular da panturrilha e o uso constante de calçados inadequados

SINTOMAS

Dor intensa na sola do pé, com frequência no calcanhar ou perto dele

A dor costuma ser mais forte pela manhã, ao se levantar. Também pode surgir após atividade física intensa ou muitas horas em pé

Sensação de formigamento ou sensibilidade reduzida (apenas em alguns casos)

A dor costuma ser intermitente, ou seja, diminui com repouso

É comum que o paciente não consiga realizar o movimento de dorsiflexão (flexionar o pé em direção à canela)

Em alguns casos, pode haver um leve inchaço na região inflamada

A dor pode durar apenas alguns dias, ou então tornar-se crônica, arrastando-se por meses

Em casos mais graves e menos comuns, a fáscia pode sofrer uma ruptura, causando dor intensa e uma espécie de estalido

Como tratar?

O tratamento preferencial é a fisioterapia que visa diminuir a dor, restaurar a função mecânica da fáscia plantar e melhorar a marcha. Existem várias técnicas e recursos fisioterapêuticos que agem em prol desses objetivos, entre eles recursos de fototerapia como o Laser com ação anti-inflamatória, terapia manual para relaxamento da musculatura da panturrilha e da planta dos pés e exercícios específicos para aumento da força e melhora da funcionalidade dos pés.